Blog

Carros elétricos no Brasil e a necessidade de aprovação, dos condôminos, para instalação de estações de carregamento

Guilherme

Guilherme Eustáquio Souza

· ·
Share

Com a utilização dos carros elétricos cada vez mais comuns no Brasil, condomínios sem a estrutura adequada para oferecer esse diferencial precisam realizar adaptações na rede elétrica e instalar estações de carregamento. Para atender esta demanda, os condôminos precisam se atentar não apenas à convenção de condomínio, mas também à legislação pertinente ao assunto.

Surgindo a necessidade de adaptações e instalação envolvendo áreas comuns, o que ocasionaria o aumento da capacidade elétrica do condomínio, o quórum exigido pode variar, embora às obras que virão a beneficiar a coletividade geralmente exigem a aprovação por maioria simples em assembleia geral. No entanto, torna-se imprescindível consultar à convenção de condomínio, que pode conter regras específicas para determinadas alterações estruturais.

Por outro lado, beneficiando apenas uma unidade, a aprovação da coletividade tende a ser desnecessária, mesmo que ainda seja necessária a aprovação do síndico. Nesse caso, o condômino fica autorizado a executar as obras desde que estas não prejudiquem a estrutura elétrica do prédio e que arque com todos os custos, podendo, em caso contrário, responder pelas perdas e danos dos outros condôminos.

Para isso, um dos grandes desafios na adaptação é a modernização do sistema elétrico, que demandam, entre outras coisas, reforços nos cabos e fios de condução de energia, aumento da capacidade do quadro de distribuição, disjuntores adequados e proteção contra curtos elétricos, que é quando a corrente elétrica aumenta bruscamente, gerando calor excessivo, faíscas e, em casos graves, explosões ou incêndios.

Em casos recentes, tribunais já têm suspendido a utilização de carregadores nos edifícios em que os laudos técnicos apontam riscos de sobrecarga e incêndio, para o fim de priorizar, acima de tudo, a segurança de todos os moradores. Para evitar esses e outros problemas, contratar profissionais e empresas especializadas torna-se imprescindível.

Desse modo, para além das demandas dos moradores, que buscam veículos mais sustentáveis, redução de ruídos nos motores, economia no uso diário, e uma série de outros benefícios, investir em infraestrutura para carros elétricos é sinônimo de agregar valor ao seu patrimônio, tornando-o mais atrativo para potenciais investidores, compradores e inquilinos.

Outras publicações

Whatsapp